quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Número 316




Encerramos hoje a apresentação de peças de propaganda muito usuais nas primeiras décadas do século passado. Como iniciamos mostrando a visão que se tinha das mulheres, encerramos com elas também. Duas “pérolas”!
Nos artigos de fundo, o papel do governo americano em relação à imprensa e a absolvição do juiz espanhol Garzon, o que incomoda as elites daquele país associadas ao franquismo.
Com relação à jus
tiça brasileira, tão criticada nos números anteriores, vale a pena conferir o link para o Observatório da Imprensa, é o primeiro da segunda parte.















1. ARTIGOS COMPLETOS

Em defesa da liberdade. E da conveniência
Por Carlos Eduardo Lins da Silva (do Observatório da Imprensa)

Como quase todos os políticos no poder, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz tudo – dentro dos limites da legislação e da cultura política de seu país – para obstruir o trabalho do jornalismo independente que possa afetar os seus próprios interesses ou de seu partido. O que não o impede de se dizer favorável ao trabalho do jornalismo independente que atrapalhe seus adversários, ou mesmo ultrajado quando estes tentam dificultar tal trabalho.


Essa contradição foi apontada na semana passada na sala de imprensa da Casa Branca por Jake Tapper, setorista da rede de TV ABC, quando o porta-voz de Obama, em nome do presidente, lamentou a morte de dois correspondentes de guerra na Síria que, segundo ele, “tentavam reportar a verdade” sobre o que ocorre naquela nação, dirigida por um inimigo dos EUA.
É evidente que os métodos de Obama para colocar obstáculos à investigação jornalística mal podem ser comparados aos atos de brutalidade e violência que Bashar al-Assad utiliza. Mas, ao se valer – como tem feito com mais constância do que a maioria de seus predecessores – da Lei de Espionagem de 1917 para combater vazamentos de informações de governo para a imprensa, Obama não apenas deixa de cumprir promessas de campanha de que iria incentivar os que apont
assem desvios de conduta na administração pública federal, como coloca o seu nome ao lado dos poucos chefes de governo americano dos séculos 20 e 21 que pontificam no quesito combate à liberdade de ação da imprensa – quem sabe apenas ao de Richard Nixon.


Tortura exposta


O caso mais famoso é o do recruta do Exército Bradley Manning, preso em condições pouco humanas há meses à espera de corte marcial por ter passado ao WikiLeaks os célebres despachos de diplomatas dos EUA a seus superiores no Departamento de Estado.
Mas há outros, como o de um ex-funcionário da CIA que passou informações a jornalistas sobre a prática de tortura. Agentes da CIA a respeito de quem há acusações sólidas de terem torturado pessoas suspeitas de terrorismo não foram até agora indiciados por crime nenhum, mas seu ex-colega
que falou com repórteres sobre essas práticas, sim.


Por enquanto, só quem tem pagado o preço na Justiça por vazamento de informações têm sido funcionários de governo, não os jornalistas que as receberam (com a exceção de Julian Assange, do WikiLeaks, a quem o governo dos EUA pretende processar assim que ele veja resolvidas as pendências que tem com a Justiça de seu país).


Mas Obama (ou alguém em seu nome na administração que nenhuma vez foi desautorizado pelo presidente) tem se esforçado para colocar repórteres independentes na cadeia, mesmo alguns que o beneficiaram quando estava na oposição a George W. Bush.


É o caso de James Risen, do New York Times, que em 2005 ganhou o prêmio Pulitzer pela sua série de reportagens sobre as mentiras a respeito das armas de destruição em massa que serviram como justificativa para a invasão do Iraque, e textos sobre a prática de torturas por militares americanos contra civis iraquianos.


Nada de novo


Na época em que as reportagens foram publicadas, Obama se valeu delas para atacar o governo Bush. Agora, o seu governo processa Risen para que ele revele quem foram as suas fontes para aquelas reportagens; e, caso não as revele (como deve fazer, em respeito a um princípio ético jornalístico fundamental para a profissão), provavelmente será sentenciado a vários meses de prisão, como já ocorreu com colegas por motivos semelhantes.
Enfim, nada de muito novo no front da guerra entre políticos e o jornalismo independente. Eles sempre aplaudem e incentivam quem os pratica quando o objeto de sua investigação são seus adversários. E tentam coibi-los quando se sentem prejudicados.



Baltasar Garzón é absolvido por investigar crimes do franquismo
(WWW.cartamaior.com.br)
O juiz espanhol Baltasar Gárzon foi absolvido da acusação feita pelas organizações de extrema-direita “Manos Limpias” e “Libertad e Identidad” que queriam que ele fosse multado e expulso da carreira jurídica por 20 anos, a pena máxima prevista para o crime de prevaricação.

As duas organizações alegaram que Baltasar Gárzon incorreu no crime de prevaricação ao ordenar uma investigação sobre o desaparecimento de mais de 114 mil pessoas, que teriam sido assassinadas durante a ditadura do general Francisco Franco (1939-1976), o que teria contrariado a lei "Manos Limpias", que prevê anistia aos crimes cometidos durante o franquismo.

O Tribunal Supremo espanhol, contudo, por seis votos contra um, deu razão a Garzón. O processo deu origem a inúmeras iniciativas de apoio ao juiz, que afirmou não se arrepender do inquérito e demonstrou a sua solidariedade para com as vítimas do franquismo.

Esta decisão surge uma semana depois de Baltasar Garzón ter sido proibido de exercer a carreira jurídica durante 11 anos após ter sido condenado por ordenar escutas consideradas ilegais no "caso Gürtel", que envolveu pessoas de altos cargos regionais do conservador Partido Popular, agora no governo.

Garzón já pediu ao Tribunal Supremo que anule esta decisão "arbitrária", argumentando que a instituição "violou de forma muito grave vários dos direitos fundamentais que tem como cidadão, segundo a Constituição, e o seu direito à independência judicial".


2. VALE A PENA LER

ENTREVISTA / LÚCIO FLÁVIO PINTO
“A lei e a verdade foram deixadas de lado”
Por IHU On-Line em 28/02/2012 na edição 683
Reproduzido do IHU On-Line, 27/2/2012; título original “‘No Pará não apenas o grileiro consegue se apropriar das terras públicas, como ainda se precisa indenizá-lo quando se denuncia’”
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed683_a_lei_e_a_verdade_foram_deixadas_de_lado

O general reformado Fabian Escalante, que comandou o Departamento de Segurança de Cuba por muito tempo, deu uma entrevista à agência Reuters, onde afirma que a CIA esteve perto de matar o líder cubano Fidel Castro, pelo menos uma vez.
Estava tudo certo para um garçom colocar uma cápsula com veneno num prosaico milk-shake de chocolate que Fidel tomaria. Só que... a cápsula congelou no freezer onde estava...
Mas essa está longe de ser a maior trapalhada da agência americana. Houve outras tentativas igualmente fracassadas, e ainda mais divertidas.
Leia a matéria completa em: http://blogdomello.blogspot.com/2012/02/para-os-que-acham-que-nao-ha.html


Estado esquizofrênico
por MARCELO GRUMAN
O Estado brasileiro, formado e conformado à revelia do homem comum, visto com desconfiança, como inimigo e espoliador, reproduz, desde seus primórdios, no andar de cima (como diria Elio Gaspari), a confusão estabelecida entre interesses públicos e privados no andar de baixo. E vice-versa. Podemos resumir esta realidade na frase “aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”. Não é à toa que os termos “burocracia” e “burocrata” equivalem, praticamente, a um xingamento. E por que isso?... LEIA NA ÍNTEGRA: http://espacoacademico.wordpress.com/2012/02/25/estado-esquizofrenico/

Governo fixa Piso Nacional do Magistério em R$ 1.451
O Governo Federal determinou nesta segunda (27) que o Piso Nacional do Magistério seja reajustado em 22%, como exigiam os professores das escolas públicas. Mesmo assim, a CNTE mantém a convocação de paralisação nacional para os dias 14, 15 e 16/3, com o objetivo de exigir a adoção imediata da lei por todos os estados e municípios. Em Goiás, Rondônia e Piauí a greve já foi deflagrada.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19669&boletim_id=1137&componente_id=18155



Os assassinos do projeto social democrata europeu
A direita dos dois lados do Atlântico jamais aceitou o projeto social democrata, de um lado, ou politicamente liberal, de outro. Na realidade, também nunca teve, antes, poder político absoluto para impedi-lo ou revertê-lo. Agora, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, na mais clara demonstração de que seu mandato é político, e não técnico, ousa decretar a necessidade da morte do projeto social democrata para salvar a produtividade europeia. O artigo é de J. Carlos de Assis.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19662&boletim_id=1136&componente_id=18132



As novas condições estratégicas no Oriente Médio
É comum que se escreva, sempre com algum exagero, que os últimos acontecimentos – sejam de qualquer natureza – mudaram as relações internacionais e as condições estratégicas regionais e/ou globais. Neste início de 2012, contudo, uma visão de conjunto do Oriente Médio/Ásia Central nos mostra que o equilíbrio conseguido com grande esforço depois do fim da Guerra Fria, em 1991, desmoronou. O artigo é de Francisco Carlos Teixeira.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19645&boletim_id=1134&componente_id=18111



leia no WWW.outraspalavras.net

Síria: por que Assad não cai
Guerra civil recrudesce, e ONU condena tirania, mas Immanuel Wallerstein analisa: pressão internacional por sua derrubada não passa de retórica

Um controle psiquiátrico da dissidência?
Comportamento anti-autoritário, que recomenda avaliar poder antes de respeitá-lo, pode estar sendo reprimido desde infância por meio de diagnósticos e medicamentos questionáveis. Por Bruce E. Leving

A Grande Depressão em imagens
No momento em que governos europeus repetem os grandes erros que levaram à crise dos anos 1930, servem de alerta cenas de uma década convulsionada e empobrecida. No Mol-Tagge Arte e Cultura



3. INFORMAÇÕES

Seminário Brasil de volta aos trilhos
23 e 24 de março em Petrópolis, no Museu Imperial.
Inscrições prévias, gratuitas online: WWW.trembrasil.org.br


O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, no uso de suas atribuições regimentais, e considerando o que dispõe a Portaria Normativa Interministerial MP/MEC nº 22, de 30/04/2007, retificada pela Portaria Interministerial MP/MEC nº 224, de 24/07/07, torna público que estarão abertas, as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Ensino Superior, destinado ao provimento de 01 (uma) vaga na Classe de Professor ADJUNTO ou ASSISTENTE, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina, conforme discriminação a seguir:
Área de conhecimento:
História, Cultura e Identidade Nacional;
Aspectos Filosóficos e Socio-Antropológicos;
Estudos do Lazer

Requisitos:

Graduação em Turismo, Ciências Sociais, História, Filosofia e mestrado ou doutorado em áreas afins às graduações solicitadas

Curso:

Turismo
(o candidato poderá atuar em outros cursos nas áreas de conhecimento aqui relacionadas)

Local: Campus Diamantina
Vaga: 1 (uma)

1. DAS INSCRIÇÕES:
1.1. De 14 de fevereiro a 14 de março de 2012.
1.2. Horário: segunda a sexta-feira, de 08:00 às 11:00 e de 14:00 às 17:00 horas.
1.3. Local: Superintendência de Recursos Humanos – SRH – Prédio da Reitoria no Campus JK. Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000 – Alto da Jacuba - Diamantina- (38) 3532-1200- ramal 1354.
1.4. É admitida inscrição por procuração ou pelo correio, via sedex, desde que postadas dentro do período de inscrição, mediante preenchimento do requerimento de inscrição anexo ao presente edital, e encaminhadas à SRH no endereço especificado no item 1.3 do presente edital.
Maiores informações: http://www.ufvjm.edu.br/rh/legislacao/cat_view/269-concursos-ufvjm/253-concursos-docentes/255-concursos-em-andamento/282-edital-102012-historia-professor-adjunto-ou-assistente.html




4. CAFÉ HISTÓRIA


MATÉRIA DO CAFÉ HISTÓRIA: O PECADO DE OLHAR
Como a foto de uma menina sudanesa observada por um abutre, feita no Sudão em 1993, mudou a história do fotojornalismo e a vida do homem que a capturou. Uma história impressionante e que faz refletir e muito.
Leia esta matéria em: http://cafehistoria.ning.com/o-pecado-de-olhar


SORTEIO DE LIVROS: APRENDER COM A HISTÓRIA?
O Café História e a Editora FGV vão sortear 2 (dois) exemplares do livro “Aprender com a história? O Passado e o Futuro de uma questão”, organizado pelos historiadores Fernando Nicolazzi, Helena Miranda Mollo e Valdei Lopes de Araújo”.
Clique aqui para saber como concorrer: http://cafehistoria.ning.com/promo-aprender-com-a-historia


CAFÉ EXPRESSO NOTÍCIAS: EVA BRAUN
Eva Braun, atriz famosa por seu envolvimento romântico com Hitler, sempre foi uma personagem misteriosa da história. Para tentar responder certas pergunta, a historiadora Heike Gortemaker acaba de lançar uma biografia ousada, uma das mais interessantes já lançadas sobre o tema.
Leia mais sobre esse lançamento: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]


VÍDEOS EM DESTAQUE: MURO DE BERLIM
Documentário do canal “History Channel” conta a história do Muro de Berlim, de sua construção, no início dos anos 1960, até a sua queda, em 1989. Material excelente para professores trabalharem em sala de aula.
Assista: http://cafehistoria.ning.com/video/history-channel-constru-o-e-queda-do-muro-de-berlim-parte-1-6


FÓRUM EM DESTAQUE: OBJETOS ANTIGOS
O participante Almir Ferreira criou um interessante fórum dentro do grupos de estudo “Patrimônio”: peças e monumentos da antiguidade nos museus do mundo pertencem realmente a quem?
Participe do fórum:http://cafehistoria.ning.com/forum/topics/pecas-e-monumentos-da


CONTEÚDO DA SEMANA: JOSÉ SARAMAGO E CIA
Vídeo publicado pelo participante Helder Herik reúne entrevista de Jô Soares com José Saramago, Chico Buarque e Sebastião Salgado.
Assista: http://cafehistoria.ning.com/video/j-soares-entrevista-jos-saramago-chico-buarque-e-sebasti-o

MATÉRIA: PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA DO PAÍS
Você sabia que a primeira escola de samba brasileira foi a "Deixa Falar", fundada em 18 de agosto de 1928, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro? Se quiser saber como começou essa história, confira o artigo de Ricardo Sayeg, colaborador do Café História neste carnaval.
LEIA: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]


CINE HISTÓRIA: A DAMA DE FERRO
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Esta é a chave do novo filme sobre Thatcher, “A Dama de Ferro”.
LEIA MAIS: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]



MURAL DO HISTORIADOR: DADOS SOBRE SÃO PAULO
Novos documentos da série “Maços de População” – relativos às localidades de Apiaí, Areias, Queluz, Bananal, Atibaia, Nazaré, Bragança, Campinas, Cananéia, Cotia, Faxina, Franca e São Paulo – foram disponibilizados on-line, no site do Arquivo Público de São Paulo.
LEIA MAIS SOBRE OS DADOS: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário:

Postar um comentário