quarta-feira, 1 de junho de 2011

Numero 280







Temos hoje um artigo enviado pela amiga Cláudia Coimbra, e duas matérias relacionadas à educação. A primeira trata do livro que supostamente estaria ensinando a escrever errado e a segunda mostra a quantas anda a indisciplina em nossas escolas.
Além disso, links para várias matérias internacionais.
Bom proveito!





Mais uma vergonha nacional
Cláudia Coimbra do Espírito Santo
Doutoranda em História Econômica/USP
O filme alemão “Uma cidade sem passado” (1990) denuncia a manipulação da História na tentativa de apagar da memória coletiva a participação de moradores, autoridades e instituições locais com os nazistas. Como não há mal que nunca acabe, um dia uma jovem estudante busca fontes de pesquisa para escrever sobre a integridade dos moradores e da Igreja durante o III Reich. Mesmo com todas as dificuldades impostas a um pesquisador que busca fontes para o conhecimento do tema escolhido, a estudante traz à tona a farsa histórica.



Em 2011, 26 anos depois campanha popular que promoveu o fim do regime militar e a volta da Democracia ao País, e 19 anos depois que os estudantes brasileiros de caras pintadas exigiram o impeachment do Presidente Fernando Collor, o Senado Federal, na pessoa do Exmo. Senador José Sarney, decide apagar da memória coletiva nacional a história recente do País. A menção ao impeachment foi retirada dos fatos históricos que marcaram o Governo Collor.


Nesta 2ª feira vimos nas manchetes dos jornais: “O Senado omitiu o impeachment do Ex-Presidente e Senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) em galeria sobre a história da Casa, reinaugurada nesta segunda-feira.”


Aliás, Sarney tentou fazer o mesmo com o livro “Honoráveis bandidos”, biografia não autorizada (evidentemente) do jornalista Palmério Dória, sobre os desmandos da vida política do Senador. A tentativa de impedir que a história viesse à tona foi um fracasso, e o livro está na lista dos mais vendidos do País há algum tempo.


Prezado Senador, não há mal que nunca acabe! O filme “Uma cidade sem passado” é uma boa indicação para o Presidente Sarney e para todos aqueles que acreditam ser possível manipular a história de uma nação.


www.brasilianas.org
O escândalo do livro que não existia
Enviado por luisnassif, qua, 25/05/2011 - 15:23
Coluna Econômica



Durante dias e dias o país inteiro discutiu uma miragem, um não-fato, algo que não existia. E na discussão se leu de tudo, analistas com julgamentos definitivos sobre a questão, acadêmicos soltando sentenças condenatórias, jornalistas atirando flechas na miragem. E tudo em cima de uma nuvem, uma sombra, um ectoplasma que nunca existiu.
Poucas vezes na história contemporânea se viu manifestação tão atrasada do que seja opinião pública latino-americana. Parecia mais um daqueles contos do realismo fantástico de um Garcia Marques, uma parábola familiar de Julio Cortazar.
Refiro-me a esse episódio sobre o suposto livro que ensinaria as crianças a ler a escrever errado.
***
Esse livro, sobre o qual tantas mentes brilhantes despejaram esgoto puro, não existe. Inventaram um livro com o mesmo nome, com a mesma autora e imputaram a ele um conteúdo inexistente no livro original.
O livro massacrado não defendia a norma "inculta". Apenas seguia recomendações do Ministério da Educação, em vigor desde 1997, de não desprezar a fala popular. Era uma recomendação para que os jovens alfabetizados, que aprendem a falar corretamente, não desprezem pessoas do seu próprio meio, que não tiveram acesso à chamada norma culta.
***
No entanto um país que aspira a ser potência, conduzido por um tipo de jornalismo típico de países atrasados, caiu de cabeça na interpretação de que o livro ensinava a escrever errado. Criado o primeiro tumulto, personagens ilustres caíram de cabeça na versão vendida. O país inteiro repetiu a ficção criada, as melhores cabeças da mídia de massa embarcando em uma canoa furada, apenas repetindo o que ouviram falar.
Sem que um só tivesse ao menos lido o capítulo, deram o que lhes era pedido: condenações do livro e da autora, pela discutível vantagem de saírem em jornais e programas de TV... dizendo bobagens.
***
De repente, uma professora séria foi achincalhada, ofendida, tornando-se inimigo público, merecendo longos minutos no Jornal Nacional.
Episódio semelhante ocorreu alguns anos atrás com uma professora de psicologia que fazia pesquisas sobre "redução de danos" – um tipo de política de saúde visando ensinar os viciados a não se matarem. Foram apontadas – ela e sua orientadora de 68 anos – como traficantes em blogs de esgoto de portais de grande visibilidade. Depois, essa acusação leviana repercutida no Jornal Nacional.
***
Em alguns setores, o país vive momentos de trevas, de um atraso similar ao macartismo americano dos anos 50, como se toda a racionalidade, lógica, valores da civilização tivessem sido varridos do mapa. E tudo debaixo do álibi de uma luta política implacável, que ideologiza tudo, transforma qualquer fato em campo de batalha, escandaliza qualquer coisa, fuzila qualquer pessoa em nome de uma guerra que já não tem rumo, objetivo. É como um exército de cruzados voltando das batalhas perdidas e destruindo tudo o que veem à sua frente apenas porque aprenderam a guerrear, a destruir e, sem guerras pela frente, praticassem o rito da execução sumária por mero vício.


A indisciplina nas salas de aula (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-indisciplina-nas-salas-de-aula)



Sala de aula brasileira é mais indisciplinada que a média, diz estudo
Segundo pesquisa, estudantes brasileiros confiam menos em seus professores do que há dez anos
As salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média de outros países avaliados em um estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). O estudo, feito com dados de 2009 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que, no Brasil, 67% dos alunos entrevistados disseram que seus professores "nunca ou quase nunca" têm de esperar um longo período até que a classe se acalme para dar prosseguimento à aula.
Entre os 66 países participantes da pesquisa, em média 72% dos alunos dizem que os professores "nunca ou quase nunca" têm de esperar que a classe se discipline. Os países asiáticos são os mais bem colocados no estudo: no Japão, no Cazaquistão, em Xangai (China) e em Hong Kong, entre 93% e 89% dos alunos disseram que as classes costumam ser disciplinadas. Finlândia, Grécia e Argentina são os países onde, segundo percepção dos alunos, os professores têm de esperar com mais frequência para que os alunos se acalmem. O estudo foi feito com alunos na faixa dos 15 anos.
Menos distúrbios
O estudo identificou que os distúrbios em sala de aula estão, em média, menores do que eram na pesquisa anterior, feita no ano 2000. "A disciplina nas escolas não deteriorou – na verdade, melhorou na maioria dos países", diz o texto da pesquisa. "Em média, a porcentagem de estudantes que relataram que seus professores não têm de esperar muito tempo até que eles se acalmem aumentou em seis pontos percentuais." Segundo o estudo, a bagunça em sala de aula tem efeito direto sobre o rendimento dos estudantes. "Salas de aula e escolas com mais problemas de disciplina levam a menos aprendizado, já que os professores têm de gastar mais tempo criando um ambiente ordeiro antes que os ensinamentos possam começar", afirma o relatório da OCDE. "Estudantes que relatam que suas aulas são constantemente interrompidas têm performance pior do que estudantes que relatam que suas aulas têm menos interrupções."
A criação desse ambiente positivo em sala de aula tem a ver, segundo a OCDE, com uma "relação positiva entre alunos e professores". Se os alunos sentem que são "levados a sério" por seus mestres, eles tendem a aprender mais e a ter uma conduta melhor, conclui o relatório. No caso do Brasil, porém, a pesquisa mostra que os estudantes contam menos com seus professores do que há dez anos. "Relações positivas entre alunos e professores não são limitadas a que os professores escutem (seus pupilos). Na Alemanha, por exemplo, a proporção de estudantes que relatou que os professores lhe dariam ajuda extra caso necessário cresceu de 59% em 2000 a 71% em 2009", afirma o relatório. Já no Brasil essa proporção de estudantes caiu de 88% em 2000 para 78% em 2009.



Mais de 700 fotografias de Hiroshima foram encontradas.


Muitas delas, além do texto, podem ser vistas no Blog do Nassif:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-fotos-de-hiroshima




Nuvens negras no horizonte
Já se delineiam duas sérias ameaças em nível global, que podem indicar um primeiro desdobramento da crise financeira originada nos Estados Unidos em 2008. É a situação crítica da questão fiscal dos Estados Unidos e Grécia. Os holofotes agora estão na Grécia, mas não levará tempo para se dirigirem aos EUA. Face a esse quadro, o melhor para o Brasil é apostar as fichas da saúde econômica e financeira naquilo em que somos bons: alto potencial de mercado interno inexplorado. Assim, é bom repensar as políticas do pé no freio, que podem fragilizar o País aos trancos que poderão vir de fora. O artigo é de Amir Khair.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17854&boletim_id=919&componente_id=14902




Os "indignados" gregos contra o plano de ajuste
"Se nós temos que viver com 500 euros mensais, que os políticos, sem exceção, também o façam". Essa foi uma das frases que marcou a manifestação reunindo mais de 40 mil pessoas neste domingo, em Atenas, contra os planos de austeridade econômico impostos pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para enfrentar a grave crise econômica que se abateu sobre o país. A convocação para os protestos foi feita principalmente pelo movimento "Cidadãos indignados", organizado em redes sociais pela internet.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17849&boletim_id=918&componente_id=14883




A limpeza de praças na Espanha
Apesar do fato de as elites políticas da Espanha, nesta nova era de dominância da direita, estarem mostrando seu uso em massa da força, eles têm encontrado um movimento não-violento bem organizado. Se o movimento mantiver os seus princípios, e outros países europeus juntarem-se na luta, vai ser a União Europeia que será forçada a conter essa brutalidade policial, e acabará por ter de fazer concessões a essa luta democrática e não-violenta dos cidadãos. Se o movimento se espalhar, como já muitos sinais parecem indicar, as elites políticas e econômicas da Europa terão que decidir entre reforma e revolução. O artigo é de Pablo Ouziel.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17847&boletim_id=918&componente_id=14884



Meu ex-aluno Elson de Barros Gomes Jr., que é o Cônsul Honorário da India, envia este convite:


O Consulado AH da Índia em Minas Gerais, em parceria para a Câmara de Comércio Índia Brasil, traz para Belo Horizonte o grande festival cultural indiano: Mudra: Mostra Cultural da Índia, que acontecerá entre os dias 31 de maio a 05 de junho de 2011.
Gostaria de convidar a todos para vivenciar esta rica cultura, curtindo um grande espetáculo de dança que acontecerá no dia 04 de Junho (sábado) no Minascentro, além do festival gastronômico que acontecerá no Maharaj do dia 31 de Maio (terça) a 05 de Junho (domingo). O menu deste festival esta muito especial!!



Divulgamos a abertura do CANAL LABHOI, no UFFTube. Os três filmes historiográficos desenvolvidos a partir dos arquivos audiovisuais Memórias do Cativeiro e Petrobras Cultural Memória e Música Negra (www.historia.uff.br/labhoi/acervo) podem ser acessados na íntegra. Confiram e divulguem os links:

CANAL LABHOI
http://ufftube.uff.br/user/Labhoi

MEMORIAS DO CATIVEIRO
http://ufftube.uff.br/video/M2GWDYGDBYU7/Mem%C3%B3rias-do-Cativeiro

JONGOS, CALANGOS E FOLIAS
http://ufftube.uff.br/video/9RBAHO8O6474/Jongos-Calangos-e-Folias-M%C3%BAsica-Negra-Mem%C3%B3ria-e-Poesia

VERSOS E CACETES
http://ufftube.uff.br/video/G2SY2DSB1KSS/Versos-e-Cacetes-O-jogo-do-pau-na-cultura-afro-fluminense
As versões com legendas em inglês estarão disponíveis em breve.


Lançamento de livro:





Coleção História Geral da África para download no site da Unesco: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/#c155007



Leia no http://www.outraspalavras.net/


A pior face da Europa
Derrotado pela Refundação Comunista em seu reduto e despencando em popularidade, Berlusconi tenta salvar-se convocando italianos para xenofobia explícita. Por Luís Nagao

Um novo conflito na África?
Às vésperas do desmembramento do Sudão, tropas do norte ocupam cidade-símbolo. Ressurge fantasma de conflito em que potências não estão isentas


Depois de Madri, Atenas
Como a rebelião dos jovens espanhóis está se espalhando pela Grécia. Por que ela tem mais chances de sacudir país. Por Antonio Martins

“Dá licença de contar”
Ignoradas pela mídia, ocupações de imóveis ressurgem, apontando força do movimento pela moradia e necessidade da reforma urbana. Por Renata Bessi


As mesquinharias e a História
Para Foucault, grandes fatos podem originar-se em bobagens. No Brasil, um mesmo político repete deslizes parecidos, mas com consequências opostas. Por José Luís Fiori




MISCELÂNEA CAFÉ HISTÓRIA

Fumaça na História
Meios de comunicação de massa no século XX foram os grandes aliados da indústria tabagista na fabricação de uma imagem positiva do cigarro



Encarte do Professor
Material didático produzido por uma parceria entre o Ministério da Educação e a Revista de História da Biblioteca Nacional ajuda na elaboração de aulas mais ricas e interessantes


15% DE DESCONTO EM QUALQUER LIVRO DO SITE DA EDITORA CONTEXTO

Fechamos com a Editora Contexto uma parceria que oferece a você, leitor do Café História, desconto de 15% em qualquer livro comprado através do site da Editora. Para isso, basta no momento da compra digitar o cupom "cafehistoria". O catálogo da editora contexto traz ótimos títulos não apenas em história, mas também em todo o campo das ciências humanas. Confira clicando aqui. Aproveite e enriqueça a sua biblioteca!

CAFÉ EXPRESSO NOTÍCIAS

Um cemitério dentro do museu - memorial polêmico do 11/09

MEC disponibiliza 86 mil vagas em cursos para professores

MURAL DO HISTORIADOR

"Manuscritos da História"

Chamada para artigos em Revista de Comunicação

Revista TV Escola - Na capa, uma matéria sobre as tecnologias da informação e comunicação. A revista pode ser baixada na íntegra. Confira!


DOCUMENTO HISTÓRICO

Alvará de 1760 com força de lei que estabelece a polícia e a paz pública da Corte e do Reino, criando o cargo de Intendente Geral com ampla jurisdição privativa.

Uma edição clássica da revista "Fon Fon!" de 1910!


CINE HISTÓRIA

SANTA PACIÊNCIA: Mahmud Nasir (Omid Djalili) é um muçulmano que vive feliz com a família. Um dia, ao arrumar algumas caixas antigas, descobre que foi adotado quando tinha apenas duas semanas de vida.

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network



Nenhum comentário:

Postar um comentário