quarta-feira, 8 de junho de 2011

Numero 281








A história voltou para as ruas
No início dos anos 90 obteve grande repercussão midiática a tese do "fim da História", elaborada por Francis Fukuyama, economista, professor de Filosofia Política e um dos principais ideólogos dos anos Reagan. Segundo essa tese, a História teria chegado ao fim com a queda do Muro de Berlim e a derrocada da União Soviética. Esses dois acontecimentos marcariam a vitória definitiva da democracia liberal e do modelo de civilização liderado pelos Estados Unidos. Ao longo da década de 90, essa ideia andou de mãos dadas com um fervoroso entusiasmo pela globalização que estaria derrubando fronteiras e levando o mundo a um novo patamar. A contrapartida dessa ideologia, no terreno econômico, era uma agressiva onda de privatizações e desregulamentação da economia, especialmente no plano financeiro. A globalização que ocorreu, de fato, foi sobretudo a do capital financeiro.
Este é o preâmbulo de um Especial da Agência Carta Maior, que pode ser lida aqui:
http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?home_id=118&alterarHomeAtual=1


São dezenas de artigos que analisam e refletem sobre os amplos movimentos das ruas em todos os continentes. Qual o significado? O que pode mudar no mundo em função dessas manifestações que alguns governos tentam manipular e outros são derrubados? Não percam este Especial!


O Blog do Mello adverte: Parceria do Ministério da Saúde com McDonald’s faz mal à saúde
http://blogdomello.blogspot.com/2011/05/o-blog-do-mello-adverte-parceria-do.html


Misturar saúde e McDonald’s numa mesma frase é uma contradição em termos. Uma coisa anula a outra. No entanto, não é de hoje (é bom que se diga), existe uma parceria entre o Ministério da Saúde e o McDonald’s. Para promover a saúde.
Li no Viomundo uma carta indignada de professores doutores reclamando da parceria.

É ocioso notar que o objetivo dessa campanha da rede McDonald’s é associar o consumo dos produtos que ela comercializa a comportamentos saudáveis e a induzir o consumidor a pensar que esses produtos deveriam ou poderiam ser consumidos frequentemente (‘alimentos do dia a dia’) e a negar que eles pudessem ser menos saudáveis do que alimentos tradicionais da dieta brasileira.
Ainda mais ociosa é a constatação de que a inscrição dos símbolos do Ministério da Saúde no material publicitário da empresa legitima a campanha e aumenta em muito sua eficácia.

Senhor Ministro, a própria composição nutricional do cardápio da rede Mcdonald’s, descrita nas toalhas, revela quão enganosa é esta campanha publicitária. Por exemplo, a ingestão de um Big Mac (que não é o maior dos sanduíches oferecidos no cardápio) acompanhada de uma porção média de batatas fritas, de um copo médio de refrigerante e de uma porção pequena do sorvete com calda da rede fornece dois terços do total de calorias que um adulto poderia consumir ao longo de todo o dia e praticamente todas as calorias diárias necessárias para uma criança.

A única parceria possível entre Ministério da Saúde e Mcdonald’s tem que ser semelhante à que existe com a indústria do fumo. Exemplo. No sanduíche Big Tasty da rede deveria vir escrito:

"O Ministério da Saúde adverte: O consumo de um único Big Tasty corresponde a 63% de todo o sódio que o indivíduo poderia ingerir por dia e a 109% da ingestão diária máxima de gorduras saturadas".

Assim em todos os demais itens. E não apenas do Mcdonald’s, mas em todas as lojas de fast food.

E mais - importantíssimo - a proibição da venda casada de sanduíches com brinquedos e demais brindes, a associação do produto com imagens positivas do universo infantil - como o palhaço Ronald McDonald, por exemplo. Sobre este assunto, sugiro a leitura de Médicos dos Estados Unidos pedem a aposentadoria do palhaço Ronald McDonald. Peça você também.
[...]
Ministério da Saúde postou nota no Facebook sobre o assunto. Trecho:

O Ministério da Saúde mantém parceria com 384 empresas brasileiras, de diversos setores, que nos apoiam em iniciativas de promoção da saúde e prevenção de doenças. A participação destes parceiros nos ajuda a ampliar o alcance e a visibilidade de nossas campanhas informativas, mas sem implicar endosso irrestrito do ministério às práticas e condutas das empresas.

Agora, como seria a mesma nota, do ponto de vista do McDonald's (aviso: a nota a seguir não existe, foi criada por mim a título de exemplo):

O McDonald's mantém parceria com o Ministério da Saúde, que nos apoia em iniciativas de promoção de venda e aumento de market share e de lucros. A participação deste parceiro nos ajuda a ampliar o alcance e a visibilidade de nossa propaganda, mas sem implicar endosso irrestrito do McDonald's às práticas e condutas potencialmente saudáveis do Ministério.





Universidades serão parceiras do fHist
________________________________________
A Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG será parceira da Revista de História da Biblioteca Nacional – RHBN na realização do Festival de História – fHist, que acontecerá em Diamantina entre os dias sete e 12 de outubro. Além de disponibilizar para o Festival as suas unidades na cidade, entre as quais se destaca a Casa da Glória, cujo singular passadiço foi símbolo da campanha que levou Diamantina a ser reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1999, a universidade terá participação ativa na viabilização e organização do inédito evento, afirmou o pró-reitor de Extensão – Proex, professor João Antônio de Paula.

“É fundamental a participação da universidade na criação de um pólo no País de reflexão e debate sobre a área da História, como propõe o Festival”, assinalou o pró-reitor durante reunião realizada no dia 30 de maio com dirigentes da área de Ação Cultural da Proex, do Instituto de Geociências, da Casa da Glória e da coordenação-executiva do fHist. Com larga tradição na realização de eventos culturais, como o Festival de Inverno, que acontece sempre em julho em Diamantina, a UFMG poderá contribuir com toda a sua experiência para a viabilização do Festival, ressaltou o professor.

A parceria da UFMG se soma à da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, já assegurada pelo reitor, professor Pedro Angelo Almeida Abreu, em reunião realizada no dia 13 de maio com os organizadores do fHist, o historiador Luciano Figueiredo e o jornalista Américo Antunes.


Aécio Neves é denunciado por ocultar patrimônio e sonegar imposto
Recém alçado a líder máximo da oposição ao governo Dilma Rousseff, senador tucano é acusado por deputados estaduais de Minas Gerais de esconder bens para não pagar Imposto de Renda. Segundo denúncia, salário de R$ 10 mil e patrimônio declarado de R$ 600 mil não explicam viagens ao exterior, festas com celebridades, jantares em restaurantes caros e uso de carrões. Procuradoria Geral da República examina representação para decidir se abre investigação.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17865&boletim_id=924&componente_id=14966




Mészáros faz conferências e lança livros no Brasil
Na próxima semana, o filósofo húngaro István Mészáros chega ao Brasil para apresentar a conferência "Crise estrutural necessita de mudança estrutural" em quatro cidades brasileiras (São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador) e lançar três novos títulos da Boitempo: "Estrutura social e formas de consciência II", de sua autoria; "István Mészáros e os desafios do tempo histórico" (livro-homenagem); e a edição número 16 da revista Margem Esquerda.
Todos os eventos são gratuitos. Confira a página oficial da visita de Mészáros no Brasil.
http://boitempoeditorial.wordpress.com/2011/06/02/meszarosbrasil2011/




-É com satisfação que anunciamos a abertura da biblioteca do IESP, bem como a consulta online a nosso acervo (http://www.iesp.uerj.br/biblioteca/).


No momento temos cerca de 4 mil volumes catalogados. Estamos catalogando outros 5 mil volumes doados pelo Prof. Wanderley Guilherme dos Santos. Nossa biblioteca hospedará, também, os 5 mil volumes da biblioteca da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Além disso, estamos recebendo doações de várias pessoas e instituições, que serão devidamente indicadas no site e nas fichas de consulta.
Nossa rotina acadêmica e de pesquisa está consolidada. Visite com frequência nosso site e seus núcleos de pesquisa. Há sempre novidades e atividades de interesse.




Leia no WWW.outraspalavras.net


A tempestade à vista e o Brasil
Políticas europeias e norte-americanas estão conduzindo economia mundial a crise grave. Para defender país, governo Dilma precisa abandonar “pé-no-freio”. Por Amir Khair

Alerta na maior hidrelética do planeta
Governo chinês reconhece finalmente problemas em Três Gargantas – mas destaca benefícios da usina, que evita imensa emissão de CO2. Por Daniela Frabasile

Brasil e Mercosul começam a defender suas terras
Estrangeiros (especialmente chineses) fazem aquisições maciças. Processo afeta agricultura familiar, biodiversidade e segurança alimentar. Mas há alternativas Por Felipe Amim Filomeno

Vigilância, agora sob gestão Obama
Como o presidente prorrogou Patriot Act, a lei que multiplica espionagem sobre cidadãos. Que isso revela acerca de sua relação com poder. Por David Bronwich

Gaza: luz no fim do túnel
Egito abre fronteira e encerra cerco a palestinos. Ampliam-se sinais de que “primavera árabe” pode balançar a ocupação israelense. Por Luís Nagao


Um Che Guevara do Século XIX: BLANQUI

por OSVALDO COGGIOLA
Socialismo ou República? A extraordinária trajetória de Louis-Auguste Blanqui, teórico e revolucionário republicano socialista francês, foi a expressão viva da transição da democracia jacobina radical para o socialismo proletário, associado aos nomes de Marx, Lassalle e Engels (não por acaso, na França, esse socialismo era chamado de “socialismo alemão”)...

LEIA NA ÍNTEGRA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário