quarta-feira, 14 de março de 2012

Numero 318




Com uma semana de atraso, fazemos hoje nossa homenagem ao dia internacional da mulher, com um extenso artigo, um link para um dossiê e outro para imagens.
Além disso, uma entrevista com Pepe Escobar nos revela o que está por vir com a eleição de Putin na Rússia.
E isso é só o começo do boletim... tem muito mais!!! Confira!






1. ARTIGOS COMPLETOS

As mulheres no mundo: ontem e hoje
Antonio de Paiva Moura*

Claude Lévi-Strauss, em estudo publicado na França e ainda inédito no Brasil, coloca em evidências diversos estudos sobre a perda do cio na sexualidade humana. Uma das hipóteses é a do costume dos chimpanzés, cujas fêmeas em período de cio obtêm dos machos mais alimentação animal que as outras. Infere-se que, entre os homens, a partir do momento em que a caça se tornou ocupação masculina, as mulheres que se mostravam acessíveis a qualquer momento recebiam dos homens um quinhão maior de carne. Já nos tempos pré-históricos a mulher procurava no homem maior proteção e garantia de subsistência durante o período de gestação e amamentação. Era se entregando ao homem fora do período fértil que a mulher conseguia as gratificações e recompensas que procurava: segurança, forte alimentação e poder. A sexualidade natural transformou-se em sexualidade cultural e social. Na pré-história, especialmente no período paleolítico predominou o sistema matriarcal, no qual a mulher-mãe tinha uma posição dominante na família e na comunidade. A transmissão de bens, poder tribal e nomes de família se faziam através dos membros femininos. Conforme Morgan, no final do paleolítico, homens e mulheres viviam harmoniosamente, de vez que inexistia propriedade privada, herança, cidade, patriarcado e havia a crença de que a mulher gerava sozinha. No Neolítico um deus masculino assume sozinho o centro. As tribos arianas e semitas concebem deuses que passaram a legislar, criando religiões normativas, gênese do direito. Com estas, surge as propriedade privada, patriarcado, poligamia e escravidão. As religiões do início das civilizações contribuem para a dominação da mulher e sua depreciação como ser humano.
A partir dos primórdios da civilização prevalece o sistema patriarcal. Os hebreus foram os primeiros a usar o termo pai para denominar até então o que era Deusa Mãe ou Mãe Terra. O patriarca é uma autoridade masculina religiosa que tem poder sobre todos que lhe estão subordinados. Trata-se de uma ideologia na qual o homem é a maior autoridade. O patriarca estimula a desigualdade entre os homens e a inferioridade da mulher de forma a manter o poder. A pessoa do patriarca é sempre associada a Deus e à religião.
A submissão ao pai é diferente da fixação na mãe que é uma continuação do vínculo natural, da fixação na natureza. A submissão ao pai é artificial, feita pelo homem, baseada na força e no direito, sujeita a ter fim mais rápido. Daí que o amor materno é como um ato de graça e incondicional, enquanto o amor paterno envolve interesses e é condicionado ao comportamento do filho. Johann Jacob Bachofen, (1815-1887) em sua teoria da sociedade matriarcal diz que os vínculos de sangue com a mãe foram formas supremas de relação, tanto individual como socialmente, entre as quais o culto a divindades femininas; os filhos tomando o nome de família da mãe; o ideal de tratamento com igualdade a todos os filhos do casal e obediências dos filhos à mãe. Na obra “Ensaio sobre os símbolos funerários dos antigos”, acreditava ter descoberto que Roma antiga, antes de se estabelecer o rígido regime patriarcal, do qual resultou o direito romano, vigorava uma sociedade matriarcal, cujos vestígios foram encontrados nos símbolos funerários e outros objetos arqueológicos, vigorando os cultos às divindades femininas. O culto à Virgem Maria, a partir da Idade Média substituía os resíduos do culto às divindades femininas em Creta e Roma. No período prevaleceram dois símbolos femininos: Afrodite que regia a fecundidade e a natureza. Demeter, aceitação do matrimônio sem contrariar a natureza, na qual prevalecia o poder da mulher sobre o homem. Com o triunfo de Apolo o deus-sol, inicia o predomínio do masculino, privilegiando o racional, a individualidade, a guerra, a autoridade e a dominação, desprezando os aspectos naturais da vida. O Pai Eterno, o Deus Pai representava, no princípio hierárquico a autoridade a que o homem tem que se submeter sem queixa e sem rebeldia. As massas oprimidas pelas autoridades patriarcais podiam recorrer à Mãe amantíssima, que as confortaria e intercederia em seu favor. (FROMM, 1955: 59)
Sócrates não via diferença entre homens e mulheres no entendimento racional. Platão amplia esse conceito dizendo que as mulheres eram tão capacitadas quanto os homens para governar, bastando que recebesse a mesma formação que os homens e fossem liberadas do serviço da casa e da guarda das crianças. Mas na Grécia Antiga vigorava o patriarcalismo na qual as mulheres eram inteiramente submissas aos homens. A história de Ulisses, na Odisséia de Homero é ilustrativa. O herói parte para guerra de Tróia e deixa a mulher Penélope e o filho Telêmaco. Durante vinte anos que esteve ausente, Penélope tecia uma peça e em seguida a desmanchava. Quando Ulisses voltou para Ítaca enfrentou enormes obstáculos. Com astúcia e ajuda dos deuses conseguiu-se salvar. Ao chegar a seu palácio, disfarçado de mendigo, encontrou o mesmo rodeado de presentes de Penélope. Matou-os todos usando sua experiência de guerreiro. Na Ilíada e na Odisséia, de Homero, as mulheres mitos são ávidas de luxo e riquezas. Por isso lutam para conquistar os heróis, os reis, os guerreiros vencedores. Helena, mulher de Menelau foi oferecida a Páris por Afrodite, como a mulher mais bela e atraente do mundo.
No começo do sistema patriarcal, em Roma, as mulheres não tiveram nome próprio. Eram designadas pelo nome do pai declinado no feminino. Essa situação refletia a condição da mulher em Roma, cuja função era proporcionar sexo ao marido e ter filhos. O pater família era o senhor da casa e tinha autoridade sobre todos os membros da casa, entre os quais a mulher. A jovem ao se casar passava da autoridade de um pater família para outro, o marido. Era o pai que escolhia o marido para a filha. Conforme Logeay (2011) o episódio do segundo casamento de Augusto, fundador do Império Romano, revelou o quanto a mulher significava um objeto de prazer para o homem. Aos 25 anos de idade Augusto divorciou-se de sua mulher; determinou o divórcio de Lívia, que era casada com Tibério Claudio Nero e com ela se casou. O casamento cumpria uma função social, política e econômica. Daí a celebração do matrimônio perante a lei. Logo em seguida ao casamento o marido continuava livre para buscar seu prazer em aventuras extraconjugais. Já a mulher, responsável pela pureza do sangue, devia manter-se fiel e o adultério era punido com pena de morte. Para fugir da condenação muitas mulheres adúlteras se registravam como prostitutas.
Segundo Logeay as jovens eram dadas por seus pais a um marido antes mesmo da puberdade e quando completavam doze anos, a união era consumada. As garotas acabavam ficando traumatizadas com o coito precoce, como parecem ter sido os casos de Santa Luzia e de Santa Tereza de Ávila. Quando a mulher era infértil o homem podia procurar outra que lhe desse filhos. Na Roma antiga o casamento era visto como uma instituição provisória. Somente na Idade Média, com o cristianismo foi instituído o casamento insolúvel. Na verdade no Império Romano a situação da mulher era semelhante aos costumes judaicos e à Bíblia. No Êxodo (13.2) está escrito que Deus diz que os primogênitos de todos os homens e animais pertencem a Ele. No Pentateuco (5.21) Deus diz para cobiçar a mulher do próximo e nem outros objetes seus.
Diz Verdon (2011) que na Idade Média a poligamia consentida era normal principalmente, entre os senhores poderoso e os reis. Entre francos e germanos era legal. Os germânicos se preocupavam em conservar suas características físicas étnicas e manter seu patrimônio, graças a uma descendência incontestável. Para isso era importante que a mulher fosse virgem no momento do casamento. Por isso os senhores tratavam com distinção e dignidade a esposa, mas tinham esposas de segunda classe que também lhes davam filhos, mas não herdeiros. Verdon diz ainda que o Concílio romano de 826 proibiu qualquer cidadão ter esposa e concubina ao mesmo tempo. Mas a poligamia e o adultério ilegais continuaram sendo praticados em toda a Idade Média.
A misoginia cristã da Idade Média herda essas concepções vindas de tempos remotos, dando à mulher um caráter diabólico. Para os padres da Igreja medieval o sexo era abominável. Argumentavam que o corpo da mulher no todo e do homem, da cintura para baixo eram criações do demônio. Agostinho disseminou o sentimento de que o ato sexual era repulsivo. O que Tertuliano, Jerônimo e Paulo bradaram contra a mulher e a sua sexualidade, não tem fundamento em Jesus, sendo mais próximas do hinduísmo.
O escritor Jostein Gaarder (2009), no romance Vita Brevis, consultando fontes históricas, textos bíblicos e “As confissões” de Santo Agostinho esclarece as circunstâncias da conversão de Aurélio Agostinho. Na busca da certeza de sua salvação, ele renuncia aos prazeres que a natureza oferece ao homem. Uma mulher à qual Gaarder deu o nome fictício de Flora Emília viveu com Aurélio Agostinho cerca de doze anos e com ela teve um filho. Mônica, mãe de Agostinho queria separá-lo da mulher, porque esta não tinha linha aristocrática. Ao converter-se ao cristianismo e abraçar a vida eclesiástica, Agostinho abandonou a mulher e confinou o único filho em um convento, onde morreu ainda criança. A mulher, desde Eva passa a ser vista como perigosa para a salvação do homem. Agostinho recorre até ao evangelho segundo Mateus (19,12) para reforçar a idéia de auto-castração: Há eunucos que nascem assim do seio materno; há os que se tornam eunucos pela interferência dos homens; há os que se tornam eunucos a si mesmos, por amor do Reino do Céu. Quem puder compreender compreenda.
A mulher na Índia é considerada como propriedade de seu marido. Ela deve ajudá-lo em seus deveres e ser ensinada por ele. (GAARDER, 2000) Um livro sagrado da Índia diz que está na natureza do sexo feminino tentar corromper o homem na terra. Durante a infância, a mulher deve depender de seu pai. Depois que se casa passa a depender de seu marido: se ficar viúva passa a depender de seus filhos e se não tiver filhos, de seus parentes mais próximos. Quando foi instaurado o celibato no clero católico a mulher foi desclassificada com estratégia de manutenção da organização clerical. A mulher era associada à imagem de Eva e responsável pelo pecado. O culto à virgem Maria amenizou um pouco essa situação, mas continuava sendo a época mais crucial para a existência feminina. Boccaccio, que viveu no final da Idade Média, mostra como clareza a situação social da mulher. Diz textualmente no Decamerão:
As mulheres receiam envergonhar-se. Retraem-se. As chamas ocultas possuem mais força do que as que se ostentam; e disto sabem aquelas que já as experimentaram. Constrangidas pelos desejos, pelos caprichos e pelas ordens paternas, maternas, fraternas e dos maridos, conservam-se a maior parte do tempo, encerradas em seus aposentos; mantêm-se ali, sem nada fazer, sentadas, querendo e não querendo; uma hora só, nutrem pensamentos vários, e não possível que sejam sempre alegres esses pensamentos. Em razão desses pensamentos, as mulheres são muito melancólicas e por isso necessitam do amparo dos homens. Quando os homens se sentem acuados pela melancolia ou pelo desânimo, acham inúmeras maneiras de aliviar-se, ou de entreter-se. Não lhes faltam ocupações, como a de deslocar-se de um lugar para outro, a de escalar, a de ver coisas, a de caçar, pescar e fazer armadilhas aos pássaros, a de cavalgar, a de jogar e fazer troças. (BOCCACCIO, 1956)
Boccaccio, na referida obra reúne dez personagens em uma luxuosa casa de campo na Toscana, fugindo da peste negra que atormentava a Europa. Eram sete mulheres e três homens, cujo passa-tempo principal era contar história em forma de novelas. As narrativas dos personagens faziam referências a personalidades e fatos ocorridos na Idade Média. A mulher aparece sempre fazendo um papel secundário, isto é cumpria a ela satisfazer e servir ao homem. A ambição da mulher era servir a homens de status elevados, em primeiro lugar, aos nobres. Quanto mais bem comportada e quanto mais fidelidade religiosa demonstrasse, maior era a chance de conseguir um bom partido, ou de ser a amante preferida de um nobre cavaleiro.
O Renascimento foi uma extensão da situação medieval na consideração da mulher. Pouca ou quase nada se modificou. Conforme Beauvalet (2011), em 1513 o jurisconsulto Tiraqueu expôs os direitos e deveres da mulher casada. Baseado na tradição romana antiga afirma que sendo a mulher do “sexo frágil”, tanto do ponto de vista psicológico quanto físico, ela precisava sempre de proteção, justificando assim, a subordinação da mulher ao homem. Mas caso seu cônjuge morresse, podia ter acesso a uma série de prerrogativas e direitos que a tornava senhora de seus bens e atos. A mulher, contudo, não herdava os bens do marido, que voltavam para a família de origem. Era assegurado à viúva levar uma vida digna e independência financeira. A viúva não podia se casar novamente antes de completar um ano da morte do marido. No que pese todas essas limitações, muitas mulheres viúvas passaram a atuar em várias esferas consideradas do âmbito exclusivo dos homens, como a gestão do patrimônio, a educação dos filhos.
No Iluminismo, Lucke, que defendia a liberdade de opinião e a tolerância, defendia também a igualdade de direito entre os sexos. Em 1787, o iluminista Condorcet publicou um artigo sobre os direitos da mulher. Nele, o filósofo deseja garantir às mulheres os mesmos direitos naturais dos homens. Durante a Revolução Francesa de 1789, muitas mulheres participaram ativamente da luta contra a aristocracia. Foram elas que acabaram levando o rei a abandonar o seu castelo em Versalhes. Além de direitos políticos iguais aos homens, elas reivindicavam mudanças na legislação conjugal e melhores condições de vida. À frente desse movimento estava madame Olympe de Gouges que chegou a publicar uma “declaração dos direitos da mulher” de vez que a “declaração dos direitos do homem e do cidadão” não fazia referência à mulher. Resultado: Madame Olympe de Gouges foi decapitada em 1793 e as mulheres foram proibidas de toda e qualquer manifestação.
Hegel era de opinião que a diferença entre um homem e uma mulher era a mesma entre um animal e uma planta. O animal corresponde mais ao caráter do homem e a planta mais ao da mulher, pois seu desenvolvimento é mais tranqüilo. Se as mulheres estão à frente do governo, o estado está em perigo, pois elas não agem segundo as inclinações e as opiniões causais. A formação das mulheres ocorre mais pela experiência de vida que pela aquisição de conhecimento. Os homens só chegam à sua posição à custa de muito pensar e de muitos esforços técnicos. As idéias de Hegel estavam arraigadas na sociedade de sua época Ele era um produto do meio. Basta dizer que até 1827 a humanidade achava que a mulher era uma coisa oca e que não tinha participação tão importante na fecundação. Só então é que o médico Karl Ernest Von Baer viu pela primeira vez o espermatozóide e o óvulo no momento da fecundação. Mas podemos dizer que Hegel estava em desacordo com Sócrates e Platão, mas de acordo com seu tempo.
Gustave Flaubert (1821-1880), em seu romance Madame Bovary se coloca no contraponto do estereótipo de que a mulher, por natureza é menos ativa que o homem. A personagem central, Emma é uma mulher sonhadora, situada na classe média de seu tempo e criada no campo. Tendo estudado em colégio interno, aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles Bovary, um médico interiorano, apaixonado pela esposa, mas acomodado e sem ambição de crescer na escala social. Charles Bovary fazia questão freqüentar as festas galantes nas ricas propriedades da vila e demonstrar orgulho por ter mulher tão bela, inteligente e capaz de boa prosa. Mas, Emma sentia-se cada vez mais insatisfeita. Nem mesmo o nascimento de uma filha dava alegria ao indissolúvel casamento, no qual Emma sentia-se presa. A partir daí faz opção de por em prática as paixões tais quais as narrativas dos livros que lia. Começa ai as traições ao marido. Passa a ir toda semana à cidade de Rouen, a pretexto de estudar arte, mas na verdade, para encontrar-se com um de seus amantes. Emma tenta transpor o mundo que a cerca e que a oprime. Tal qual Dom Quixote, sozinha em sua luta, nada consegue e acaba se suicidando.
No século XX a mulher consegue conquistar melhores posições sociais, graças à sua consciência e a movimentos coletivos. Adquire o direito de votar e de se eleger; de requerer divórcio em caso de crueldade do marido; benefícios sociais na condição de trabalhadoras. Simone de Beauvoir é que faz a análise mais apurada da situação da mulher na primeira metade do século XX. Diz textualmente: As mulheres de hoje estão destronando o mito da feminilidade; começa a afirmar concretamente sua independência; mas não é sem dificuldade que conseguem viver integralmente sua condição de ser humano. Educadas por mulheres, no seio de um mundo feminino, seu destino normal é o casamento que ainda as subordina praticamente ao homem; o prestígio viril está longe de ter apagado; assenta ainda em sólidas bases econômicas e sociais. (BEAUVOIR, 1967).
Sartre diz que não existe uma natureza eterna ou permanente à qual podemos recorrer. Somos nós que criamos aquilo que somos. Simone de Beauvoir completa dizendo que não existe uma “natureza” feminina ou uma “natureza” masculina eterna. A exemplo de Hegel, sempre se afirmou que a natureza do homem seria uma natureza que sempre o leva a ultrapassar as fronteiras; buscar um objetivo fora de casa. Da mulher, sempre se disse que sua vida se orienta pelo lugar que já se encontra, cabendo a ela cuidar da família e das coisas em seu entorno. Simone de Beauvoir convoca os homens e as mulheres a se libertarem desses preconceitos e ideologias arraigadas na sociedade. Segundo a autora, a mulher aprecia como o segundo sexo e só o homem aparecia como sujeito dessa cultura. Desde os primórdios da civilização a mulher havia se revertido em objeto do homem. (GAARDER, 1995).
Não se pode generalizar a situação da mulher no mundo todo. A diversificação das situações começa com a distribuição da população de acordo com os setores produtivos, como segue:
Setor primário:
- Exploração de recursos naturais, como a agricultura, mineração, pesca,
pecuária e extrativismo.
- baixo nível educacional, saber empírico
- Cultura popular tradicional
- No setor primário a mulher é muito submissa ao homem, mesmo que tenha maior conhecimento e maior bagagem cultural. Os casamentos duram mais e as famílias são mais numerosas. Existem algumas situações isoladas como a comunidade Musuo na China e a comunidade Noiva do Cordeiro em Minas. Na China, ainda nos dias de hoje, encontramos uma comunidade matriarcal, subgrupo da etnia chinesa Naxi, em que a autoridade é exercida pela mulher. A comunidade que habita na região do Lago Lugu e manteve as suas tradições ancestrais devido ao isolamento geográfico. "Devido à restrição de contactos, as tradições dos Mosuo mantiveram-se quase inalteráveis”, Uma curiosidade dos viventes de Mosuo é o sistema de vida sexual, designado por "a visita". A mulher não casa e vai viver com o homem, ela permanece na casa com a família da mãe e escolhe os homens que pretende receber em sua casa sem que desse ato resulte qualquer compromisso.
Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e diretora da ONU Mulher, (2012) diz que apesar dos enormes avanços, nenhum país pode se declarar totalmente livre das discriminações contra a mulher. Em nenhum contexto as disparidades e obstáculos são mais importantes para as mulheres e meninas do que nas areas rurais. Trabalham muitas horas com pouca remuneração e produzem uma grande parte dos alimentos colhidos.
Setor secundário
- Indústria de transformação
- Educação técnica e secundária
- Cultura popular de massas, indústria cultural
- No setor secundário, desde a segunda revolução industrial, segunda metade do século XIX, em que houve um enorme crescimento da necessidade de mão-de-obra, as mulheres atuam nas fábricas em péssima condição de trabalho. Excessiva jornada de trabalho e parcos salários. Na indústria têxtil as mulheres produziam mais que os homens, mas recebiam salários inferiores. Não havia tempo para cuidar nem de si mesma e nem da família. Pouco a pouco, no século XX, a mulher foi adquirindo algum direito tanto na área social quanto a trabalhista, mas a situação ainda não satisfatória. Há muita migração do campo para a cidade nos países asiáticos e sul-americanos. As migrantes se vêm em uma situação crucial: trazem do campo as tradições de sua formação, que se choca com a modernidade.
Setor terciário
- Relacionado aos serviços, produtos não materiais, como comércio, educação,
saúde, telecomunicações, transportes, bancários, turismo
- Educação superior, especializações
- Cultura erudita, refinamento.
- No setor terciário a mulher encontra-se em melhor situação que nos outros setores. Atua em todas as espécies de trabalho juntamente com os homens onde não há diferenciação nas tabelas salariais. Os casamentos são efêmeros e o número de filhos é menor. O casamento visa mais a satisfação sexual que a econômica, especialmente a segunda união estável.

Referências:
BEAUVALET, Scarlett. Viúva: enfim livre. História viva. São Paulo, n. 93, jun. 2011.
BACHELET, Michelle. Empoderar as mulheres. Folha de São Paulo. São Paulo, 8 mar. 2012.
BOCCACCIO, Giovanni. O Decamerão. {1343} Tradução de Eduardo Bizzani. São Paulo: Martins, 1956. 3v il.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Tradução de Ilana Heinerberg. Porto Alegre: L&PM, 2009.
GAARDER. Jostein. O mundo de Sofia: romance de história da filosofia. Tradução de João Azenha Júnior. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
GAARDER, Jostein. O livro das religiões. Tradução Isa Mara Lando. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
GAARDER, Jostein. Vita Brevis: a carta de Flória Emília para Aurélio Agustinho. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LOGEAY, Anne. Pai marido: o casal ideal. História viva. São Paulo, n. 93, jun. 2011
VERDON, Jean. A era da poligamia. História viva. São Paulo, n. 93, jun. 2011.

*Antonio de Paiva Moura é professor no Instituto Jung de MG.



Pepe Escobar: Entra “Vlad - o Putinator”, para en-lou-que-cer Washington

Esqueçam o passado (Saddam, Osama, Gaddafi) e o presente (Assad, Ahmadinejad). Vale a pena apostar uma garrafa de Petrus 1989 (difícil, só, ter de esperar seis anos para beber o prêmio): no futuro próximo, o top bicho-papão de Washington – e também de seus famigerados parceiros na OTAN e penas-mandadas na grande imprensa – será ninguém menos que o presidente russo Vladimir “de-volta-para-o-futuro” Putin.
E “q
ue ninguém se engane” (make no mistake, como gosta de dizer o presidente Obama): “Vlad - o Putinator” não está para brincadeiras. Voltou exatamente para onde quer estar, comandante-em-chefe da Rússia, encarregado de todas as questões militares, de política exterior e da segurança nacional.

As elites anglo-norte-americanas ainda tremem à menção do hoje legendário discurso de Putin em Munique 2007 [1], quando açoitou o então governo George W Bush por sua agenda obsessivamente unipolar imperial “implantada mediante um sistema que nada tem a ver com a democracia” e que “nunca se cansa de saltar sobre as fronteiras nacionais em quase todas as esferas”. Quer dizer: Washington e seus mamulengos estão avisados.


Antes da eleição do domingo passado, Putin até publicou seu mapa do caminho. Na essência: nada de guerra contra a Síria; nada de guerra contra o Irã; nada de “bombardeio humanitário” nem fomentar “revoluções coloridas” – todas essas práticas sinistras reunidas num novo conceito: “instrumentos ilegais de poder soft”. Putin é não-e-não, sobre qualquer Nova Ordem Mundial arquitetada por Washington. O princípio que governa é “o princípio, consagrado na história, da soberania do Estado”.


Claro. Quando Putin olha para a Líbia, vê, graficamente, as consequências regressivas da “liberação” à moda OTAN, mediante “bombardeio humanitário”: um país fragmentado, controlado por milícias ligadas à al-Qaeda; a atrasada Cirenaica amputada da Tripolitania desenvolvida; e um parente do último rei posto no poder para governar o novo “emirado” – para delícia daqueles democratas-modelos da Casa de Saud.


Mais essencialmente importante: nada de bases dos EUA cercando a Rússia; nadas de escudo de mísseis de defesa sem compromisso claro, assinado, de que o sistema jamais será usado como arma contra a Rússia; e cooperação cada vez mais próxima entre as potências emergentes do grupo dos BRICSs. Grande parte disso tudo já estava implícito no mapa do caminho que Putin publicou em outubro do ano passado – o artigo “A new integration project for Eurasia: The future in the making” [Um novo projeto de integração para a Eurásia: o futuro da humanidade], publicado no jornal Izvestia. [2] Foi o ippon de Putin – que adora judô – contra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o neoliberalismo linha-dura. Putin vê uma União Eurasiana como “uma união econômica e monetária moderna” que se estende por toda a Ásia Central.


Para Putin, a Síria é detalhe importante (se por mais não fosse, porque lá está a base naval russa no porto mediterrâneo de Tartus, que a OTAN adoraria abolir). Mas o cerne da questão é a integração da Eurásia. Os atlanticistas entrarão em surto coletivo, em massa, quando Putin começar a trabalhar aplicadamente para montar “uma poderosa união supranacional que se pode converter em um dos polos do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que conectará a Europa e a dinâmica região do Pacífico asiático”. O mapa do caminho exatamente oposto a esse viria a ser, aparecido depois, a doutrina do Pacífico de Obama e Hillary. Que lhes parece? Super excitante, né-não?


Putin está no jogo do Óleogasodutostão


Putin, praticamente sozinho, comandou o renascimento da Rússia como mega superpotência energética (as exportações de petróleo e gás respondem por 2/3 das exportações russas, metade do orçamento federal e 20% do PIB russo). Deve-se esperar que o óleo-gasodutostão permaneça como questão chave. E estará mais centrado no gás; embora nada menos que 30% das reservas globais de gás estejam na Rússia, a produção de gás natural liquefeito [orig. liquid natural gas (LNG)] corresponde a menos de 5% da demanda do mercado global. A Rússia ainda não está nem entre os dez principais produtores. Putin sabe que a Rússia precisará de toneladas de investimentos estrangeiros no Ártico e sobretudo na Ásia – para manter a produção de petróleo acima de 10 milhões de barris/dia. E precisa acertar um negócio complexo, amplo, de trilhão de dólares, com a China, para os campos de gás da Sibéria Oriental; a parte do petróleo já está encaminhada com o oleoduto ESPO (East Siberian Pacific Ocean – Sibéria Oriental-Oceano Pacífico). Putin sabe que, para a China – em termos de segurança energética –, esse negócio é contragolpe vital contra a sombria, sinistra “deriva” [orig. pivoting] dos EUA na direção da Ásia.


Putin também fará de tudo para consolidar o óleogasoduto South Stream, que pode acabar custando espantosos $22 bilhões (o acordo dos acionistas já está assinado entre Rússia, Alemanha, França e Itália. South Stream é gás russo entregue pelo subsolo do Mar Negro ao sul da União Europeia, através de Bulgária, Sérvia, Hungria e Eslováquia). Se o óleogasoduto South Stream sair, o seu rival, Projeto Nabucco, estará sob xeque-mate: será grande vitória dos russos contra a pressão de Washington e dos burocratas de Bruxelas. Tudo está ainda em disputa nessa crucial intersecção entre geopolítica hardcore e o Óleo-gasodutostão.


Mais uma vez, Putin enfrentará outro mapa do caminho criado em Washington – o não exatamente muito bem sucedido projeto Nova Rota da Seda [orig. New Silk Road] (ver 3/11/2011, “EUA: sem lugar no Afeganistão depois de 2014”). E há ainda o coringa do baralho – a Organização de Cooperação de Xangai [orig. Shanghai Cooperation Organization (SCO)]. Putin quererá que o Paquistão torne-se membro pleno, tanto quanto a China tem interesse em incorporar o Irã. As repercussões serão tectônicas – com Rússia, China, Paquistão e Irã coordenando não só a própria integração econômica, mas também a segurança mútua dentro de uma SCO fortalecida, cuja palavra-de-ordem é “sem alinhamento, sem confrontação e sem interferência nos assuntos internos de outros países”. Putin vê que com a Rússia, a Ásia Central e o Irã controlando nada menos que 50% das reservas mundiais de gás; e com Irã e Paquistão como membros virtuais da SCO, o nome do jogo passará a ser “integração asiática” – se não “integração euroasiática”. A Organização de Cooperação de Xangai cresce como uma usina econômica/de segurança, enquanto, paralelamente, o Óleo-gasodutostão acelera a plena integração da Organização de Cooperação de Xangai como contrafrente da OTAN.


Os próprios atores regionais decidirão o que lhes parecer mais interessante: isso, construído ali mesmo, ou alguma Nova Rota da Seda inventada em Washington. Make no mistake. Por trás da incansável demonização de Putin e das inumeráveis tentativas para deslegitimar as eleições presidenciais da Rússia, o que há é grupos muito poderosos e muito furiosos das elites de Washington e anglo-norte-americanas em geral. Todos esses sabem que Putin será negociador ultra duro em todas as frentes. Sabem que Moscou trabalhará em coordenação cada dia mais próxima com a China; que farão de tudo para que não haja bases permanentes da OTAN no Afeganistão; que lutarão pela autonomia estratégica do Paquistão; que se oporão ao sistema de mísseis de defesa; que impedirão a guerra contra o Irã. E o demônio da “outra possibilidade”; e não poderia haver oponente mais formidável no cenário mundial, contra os planos de Washington – chamem-nos “Oriente Médio Expandido”, “Nova Rota da Seda”, “Doutrina da Dominação de Pleno Espectro” ou “Século Pacífico-Americano”. Ladies and gentlemen, haverá turbulência à frente.

Notas dos tradutores[1] Vladimir Putin: “Discurso à 43ª Conferência sobre Políticas de Segurança”, Munich, Alemanha, 2/10/2007 (em inglês)
[2] 4/10/2011, artigo de Vladimir Putin: “A new integration project for Eurasia: The future in the making” (em inglês).
8/3/2012, Pepe Escobar, Ásia Times Online“Why Putin is driving Washington nuts”
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu



2. VALE A PENA LER

A REA 130, março de 2012, foi publicada. Leia nesta edição o DOSSIÊ A SITUAÇÃO DA MULHER: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS, organizado pela Profa. Dra. EVA PAULINO BUENO (St. Mary's University, Texas).
Agradecemos à organizadora do DOSSIÊ, aos Consultores Ad hoc, à Comissão Editorial e a todos que contribuíram para a publicação de mais este número da REA.
Acesse http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/current para ler os artigos publicados.


O Dia Internacional da Mulher em imagens

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por protestos políticos e celebrações. O site Common Dreams registrou alguns desses momentos:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19727&boletim_id=1145&componente_id=18317






Historiadores pra quê?
À luz do debate que sacode o campo de história estadunidense sobre a função social dos historiadores, Keila Grinberg contrapõe, em sua coluna de março, as expectativas do graduando em história no Brasil e a realidade que ele encontra depois de formado. A reflexão sugere um novo direcionamento profissional nos cursos de pós-graduação na área.
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/em-tempo/historiadores-pra-que


Informo que foi publicado novo post no BLOG DA REA - ENSAIOS SOBRE CINEMA:
Bom dia, noite
FÁBIO VIANA RIBEIRO
O sequestro do ex primeiro ministro italiano Aldo Moro foi, no final dos anos70, a ação mais radical das Brigadas Vermelhas; grupo político italiano de extrema esquerda que, naquele momento, tentava impedir uma aliança entre o Partido Comunista Italiano (considerado “reformista”) e o Partido Democrata Cristão (do qual Aldo Moro era líder)... LEIA NA ÍNTEGRA: http://espacoacademico.wordpress.com/2012/03/07/bom-dia-noite/


Cientista revela ameaças e pressões que cercam ciência climática
Em novo livro, Michael Mann explica como indústria dos combustíveis fósseis e céticos do clima combatem evidências do aquecimento global – e como lutar contra esse lobby expôs o pesquisador a intimidação, abusos e ameaças de morte. “É uma técnica clássica do movimento dos negadores, descobri, e eu não quero dizer apenas aqueles que rejeitam a ideia do aquecimento global, mas aqueles que insistem que fumar não causa cêncer ou que a poluição industrial não está ligada à chuva ácida”, diz o cientista.
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19719&boletim_id=1144&componente_id=18294



Dando prioridade à felicidade nacional
por LARRY HUFFORD
Em 1972, Bhutan, uma das nações materialmente mais pobres no mundo, viu a ascensão de um novo líder, o rei Jime Singye Wanachuck. O novo rei, que hoje tem 50 anos de idade, tinha observado que as nações-estados no “mundo em desenvolvimento” estavam todas focalizadas no crescimento econômico e no comércio, isto é, no Produto Interno Bruto (PIB). O rei de Buthan, analisando a cultura única de seu país fundada nos valores espirituais budistas, decidiu focalizar a prioridade da sua nação não no PIB, mas na FNI (Felicidade Nacional Integral)... LEIA NA ÍNTEGRA: http://espacoacademico.wordpress.com/2012/03/10/dando-prioridade-a-felicidade-nacional/


Assassinar civis inocentes no Afeganistão não é novidade para o Exército dos EUA.



Como a ultra-direita ameaça a Europa
Alguns grupos praticam terror. Porém, mais perigosos surfam na crise, no medo do “outro” e no discurso anti-estrangeiros dos políticos. Por Pavol Stracansky, da Agência IPS

As eleições que podem mudar o rumo da França
A seis semanas da disputa presidencial, um Partido Socialista razoavelmente renovado tem grandes chances de vencer. Mas não se despreze Sarkozy... Por Marilza de Mello Foucher, correspondente em Paris

Como os holandeses venceram a ditadura do automóvel
Um vídeo de enorme importância para o Brasil mostra que é possível mudar mentalidades e sistemas de transporte. Por Antonio Martins


3. INFORMAÇÕES

O I Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, que tem como principal objetivo promover um diálogo aberto e democrático entre os alunos de pós-graduação e de graduação em história e áreas afins. A intenção de realizar o evento surgiu a partir da consciência das limitações do espaço dedicado aos debates entre jovens pesquisadores em muitos grandes eventos. Propomos, então, um encontro feito por e para estudantes, voltado essencialmente para a troca de experiências, informações, inquietações – o que, acreditamos, muito pode contribuir para a atividade por vezes tão solitária que é a pesquisa.

O I EPHIS está estruturado em torno de cinco simpósios temáticos, selecionados a partir de propostas enviadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, cujas temáticas deverão ser, a um só tempo, abrangentes e capazes de propiciar diálogos efetivos entre os diferentes trabalhos. A modalidade principal de participação, aberta a pesquisadores com a titulação mínima de graduados e qualquer filiação institucional, será a de comunicações, com espaço para debate. Haverá, ainda, sessões de apresentação de painéis de projetos de pesquisa de alunos de graduação. A conferência de abertura será proferida pelo professor Fernando Novais.

O evento será realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais entre os dias 23 e 25 de maio de 2012.

https://sites.google.com/site/ephisufmg/home





¡..QUÉ REGALAZO DE LA UNESCO PARA LA HUMANIDAD ENTERA.. !!!
Ya está disponible en Internet, a través del sitio www.wdl.org
Es una noticia QUE NO SÓLO VALE LA PENA REENVIAR , SINO QUE ¡¡¡ ES UN DEBER ÉTICO HACERLO...!!! Reúne mapas, textos, fotos, grabaciones y películas de todos los tiempos y explica en siete idiomas las joyas y reliquias culturales de todas las bibliotecas del planeta. Tiene, sobre todo, carácter patrimonial, anticipó ayer a " LA NACIÓN ", Abdelaziz Abid, coordinador del proyecto impulsado por la Unesco y otras 32 instituciones. La BDM no ofrecerá documentos corrientes , sino "con valor de patrimonio, que permitirán apreciar y conocer mejor las culturas del mundo en idiomas diferentes: árabe, chino, inglés, francés, ruso, español y portugués. Pero hay documentos en línea en más de 50 idiomas". "Entre los documentos más antiguos hay algunos códices precolombinos, gracias a la contribución de México, y los primeros mapas de América, dibujados por Diego Gutiérrez para el rey de España en 1562", explicaba Abid. Los tesoros incluyen el Hyakumanto Darani, un documento en japonés publicado en el año 764 y considerado el primer texto impreso de la historia; trabajos de científicos árabes que desvelan el misterio del álgebra; huesos utilizados como oráculos y estelas chinas; la Biblia de Gutenberg; antiguas fotos latinoamericanas de la Biblioteca Nacional de Brasil. Es fácil de navegar. Cada joya de la cultura universal aparece acompañada de una breve explicación de su contenido y su significado. Los documentos fueron escaneados e incorporados en su idioma original, pero las explicaciones aparecen en siete lenguas, entre ellas, EL ESPAÑOL. La biblioteca comienza con unos 1.200 documentos, pero ha sido pensada para recibir un número ilimitado de textos, grabados, mapas, fotografías e ilustraciones. ¿Cómo se accede al sitio global? Aunque será presentado oficialmente hoy en la sede de la Unesco , en París, la Biblioteca Digital Mundial ya está disponible en Internet, a través del sitio http://www.wdl.org/ . El acceso es gratuito y los usuarios pueden ingresar directamente por la Web , sin necesidad de registrarse. Permite al internauta orientar su búsqueda por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e institución. El sistema propone las explicaciones en siete idiomas (árabe, chino, inglés, francés, ruso, español y portugués). Los documentos, por su parte, han sido escaneados en su lengua original. Con un simple clic, se pueden pasar las páginas de un libro, acercar o alejar los textos y moverlos en todos los sentidos. La excelente definición de las imágenes permite una lectura cómoda y minuciosa. Entre las joyas que contiene por el momento la BDM está la Declaración de Independencia de Estados Unidos, así como las Constituciones de numerosos países; un texto japonés del siglo XVI considerado la primera impresión de la historia; el diario de un estudioso veneciano que acompañó a Hernando de Magallanes en su viaje alrededor del mundo; el original de las "Fabulas" de Lafontaine, el primer libro publicado en Filipinas en español y tagalog, la Biblia de Gutemberg, y unas pinturas rupestres africanas que datan de 8000 A .C. Dos regiones del mundo están particularmente bien representadas: América Latina y Medio Oriente. Eso se debe a la activa participación de la Biblioteca Nacional de Brasil, la biblioteca Alejandrina de Egipto y la Universidad Rey Abdulá de Arabia Saudita. La estructura de la BDM fue calcada del proyecto de digitalización de la Biblioteca del Congreso de Estados Unidos, que comenzó en 1991 y actualmente contiene 11 millones de documentos en línea. Sus responsables afirman que la BDM está sobre todo destinada a investigadores, maestros y alumnos. Pero la importancia que reviste ese sitio va mucho más allá de la incitación al estudio a las nuevas generaciones que viven en un mundo audiovisual. Este proyecto tampoco es un simple compendio de historia en línea: es la posibilidad de acceder, íntimamente y sin límite de tiempo, al ejemplar invalorable, inabordable, único, que cada cual alguna vez soñó conocer. Estas son las cosas que vale la pena divulgar...



4. CAFÉ HISTORIA

MATÉRIA CAFÉ HISTÓRIA: UM VERBETE POLÊMICO
Ministério Público Federal entra com ação na justiça contra o badalado Dicionário Houaiss por avaliar que seu verbete sobre os ciganos é racista e preconceituoso. Caso se transforma na primeira grande polêmica intelectual do ano e recebe várias críticas nos meios de comunicação.
Leia esta matéria em: http://cafehistoria.ning.com/verbete-polemico


DOCUMENTO HISTÓRICO: REVISTA PLACAR DE 1986 (COPA DO MUNDO)
Com Júnior e Sócrates, quem poderia dizer que aquela Copa do Mundo de 1986 não viria para o Brasil? Veja as expectativas da mais importante publicação brasileira na área dos esportes: a Revista Placa. Revista na íntegra.
Leia mais: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]


VÍDEOS EM DESTAQUE: AULA DE HISTÓRIA NO CEMITÉRIO
Professor no Paraná inovou na forma de dar aulas: no cemitério de sua cidade. Achou estranho?
Assista: http://cafehistoria.ning.com/video/professor-da-aula-de-historia-dentro-de-cemiterio-no-parana


MURAL DO HISTORIADOR: ARQUIVO PÚBLICO DE SÃO PAULO SÓ EM JUNHO
Prazo para inauguração do Novo Arquivo Público de São Paulo só acontece em Junho de 2012
Leia mais: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]


DOCUMENTO HISTÓRICO: JORNAL DE MODAS DATADO DE 1852
"Novo Correio de Modas", assim se chamava um requintado jornal do Rio de Janeiro do início dos anos 1850.
Confira: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]


CAFÉ EXPRESSO NOTÍCIAS: HISTORIADOR DIZ TER ACHAO NOVO DA VINCI
E quem diz é um dos historiadores mais polêmicos da história da arte.
Leia mais: http://cafehistoria.ning.com [Página Principal]

Visite Cafe Historia em: http://cafehistoria.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário:

Postar um comentário